quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Que tal... Orgulho e Preconceito?

Orgulho e Preconceito é um livro de autoria da Mrs. Jane Austen, foi publicado no começo do século XVIII  (28 de janeiro de 1813 de acordo com a Wikipedia), trata-se de um romance dos mais belos. Trazido para as telas para nos agraciar com tamanha beleza em 2005.

           
        O Filme
O Livro

O livro relata um pouco da historia da familia Bennet, Darcy, Bingley e alguns outros que são únicos indivíduos com outros sobrenomes. Tratando-se de um romance entre as duas filhas mais velhas da família Bennet, são estas Miss Jane e Miss Elizabeth, e os únicos filhos homens da família Darcy e Bingley, sendo esses dois últimos muito amigos. O livro relata como Miss Jane Bennet se apaixona por Mr. Bingley ( e ele por ela), e como Mr. Darcy se apaixona por Miss Elizabeth Bennet (e a relutância da mesma em admitir seus sentimentos por ele). Por vários motivos os sentimentos que os casais nutrem pela pessoa alvo de seu afeto são deveras complicados de se lidar, não tratando-se apenas de uma desigualdade social e econômica, mas também devido a forma de grande parte da família Bennet se portar, sendo realmente vexaminoso para ambas as moças.


O LIVRO

Apesar de um vocabulário tanto quanto rebuscado, não é de difícil compreensão. Sua narrativa é bastante agradável e é realmente fácil perder a noção do tempo quando se começa a lê-lo. Há no livro a descrição de vários lugares maravilhosos, mas sem tornar cansativa a leitura, pois não há excesso de detalhes. Em alguns momentos, durante as conversações, confesso ter-me perdido em quem estava falando, apesar que não foi de tão difícil compreensão ao ler novamente. É um livro realmente agradável e que trás varias pequenas lições já bastante conhecidas, como: Não julgar as pessoas pela aparência, afinal, por mais bela que seja uma pessoa, ela pode não valer nem um tostão furado. E não é uma história piegas, na minha humilde opinião.


O FILME

Para meu espanto, tive uma surpresa realmente agradável enquanto lia o livro, pois havia assistido primeiramente o filme, ao descobrir que o filme não foge muito ao livro. Certamente algumas coisas ficaram de fora e outras tantas foram alteradas, mas nada que realmente prejudicasse a essência da bela história. Meu contentamento foi imenso ao ver várias cenas e falas que haviam me encantado no filme agora me encantavam em meio as linhas que lia tão avidamente.
Foi uma experiência gratificante. Foi uma excelente adaptação.



------------------------------ ZONA DE SPOILERS ------------------------------

Algumas coisas do filme não estavam presentes no livro, como quando Mr. Darcy fala pela primeira vez para Elizabeth que a ama (e que a ama ardentemente), no filme esta chovendo e eles estão do lado de fora da casa dos Collins, no livro porém, Mr. Darcy havia se dirigido a residencia dos Collins justamente para falar a Miss Elizabeth que ela era alvo de seu afeto, e isso lhe foi dito enquanto ambos estavam numa das salas da casa. Mais para o final da história, quando Mr. Darcy e Miss Elizabeth finalmente se declaram, no filme eles se encontram enquanto caminham, sendo essa a intenção de Mr. Darcy. Já no livro, eles saíram para caminhar juntos e acompanhados de Miss Kitty Bennet, que lhe foi requerida a retirada da companhia do casal, enquanto Mr. Bingley se declarava para Miss Jane Bennet e a pedia em casamento. A cena em que Lady Catherine vai até a casa dos Bennet para tirar satisfações é bastante similar, com a diferença que ela e Miss Elizabeth saem para caminhar a sós.

-------------------------- FIM DA ZONA DE SPOILERS --------------------------



As pessoas que me conhecem sabem que em geral, não gosto de filmes de romance e nem sou muito fã de livros do mesmo tema. Devo dizer que eu mesma fiquei impressionada pelo carinho, admiração e amor que criei por esta tão bela historia. Recomendo a qualquer um, mesmo que não goste de romances, que ao menos verifique a qualidade da história através de uma das duas mídias nas quais ela se apresenta.

Espero que se você já conhece a historia, possa deixar sua franca opinião a respeito nos comentários, e também que tenha gostado deste post.

Lhe desejo uma semana abençoada!
Um abraço, e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário